sexta-feira, 21 de setembro de 2012

URBANUSS PLUSS DA MIRACATIBA (Itap.da Serra- SP) E DA SOAMIN (Juquitiba- SP)

Dar um tempo de falar de urbanos catarinenses, mas... vou falar de outro onibus de fora do Estado do Rio!!!

O post de agora é sobre os Pluss seletivos da Miracatiba

Houve um tempo que eu ia a São Paulo quase todo mês, fazer provas de um curso a distancia. Chegava na cidade pro volta das 6h, fazia a prova as 8h e por volta das 9h30 eu ja estava a toa na cidade pra so pegar o Itapemirim de volta pra Macaé- RJ por volta das 21h. O dia inteiro pra ver onibus no Parque Dom PedroII e no Terminal Bandeira, procurar camisas de futebol na Coréia do Sul que é a Rua 25 de Março (não eram chineses nem japoneses, eram coreandos, hehe). 

Foram mais de um onibus que entraram pra minha "história busológica" em São Paulo. Contando, foram uns cinco ou seis municipais no máximo, e alguns metropolitanos. Fui a pé da Santa Ifigenia ao Tietê varias vezes, apos horas rodando a 25 e o Pq.Dom Pedro, mas já andei de metrô e, obvio, como não? de onibus tambem. Já peguei um "Vila Madalena" errado, já peguei um Vila Sabrina- Praça do Correio, e um 702P/42, que dá tema pra dissertação. É onibus da "área amarela", oficialmente ele é Penha (Zona Leste, "área amarela") pro Butantã (Zoa Oeste, "área laranja"), mas só dele ser da variante "/42", ele saía do Pq.Dom PedroII, ou deja, nem pra Zona Leste ia. Entao pq seria amarelo? Adoro implicar com padronizacoes de onibus, hehehe.

Só que fazer desenhos de onibus municipais de São Paulo não tem a mínima graça pro dois motivos: 1- sou amigo do Mauro Sandro e do Fabão, dois mestres super graduados nos desenhos dos onibus paulistanos, 2- padronização deixa tudo com a mesma cara, se eu fizesse alguma coisa seria alterar um desenho do Maurão ou do Fabão, oque efetivamente já fiz mas não posto porque só troquei o letreiro e o prefixo do onibus.

Também tenho que fazer menção da 701T indo pro CenterNorte... entre as linhas que passam pela "minha amada" Ponte Cruzeiro do Sul, foi a que mais lembro, alem das outras doideiras que por lá passam, "Pq.Vila Maria", e os estranhos "Jova Rural" e "Jd.Filhos da Terra", entre outros...

Mas ae, já morto de cansado no Tietê, e ainda cedo de mais, a onda era dar uma volta no "Shopping D" (e como dei volta lá hein!), dar uma chegada no Museu do Transporte ali perto e, lógico, ficar vendo onibus na propria Rodoviária.

(Dei mole em duas coisas. 1- não ter ido ao Canindé, estádio da Portuguesa; 2- não ter ido a Estação Armênia, que é estação de metrô mas também é terminal de onibus metropolitano).

Não sou, definitivamente, fã de onibus rodoviários. A graça do Tietê, pra mim, era... o Urbanus Pluss da Miracatiba, seletivo, na pintura cinza, que ia pra Itapecerica da Serra. Dava vontade de pegar esse onibus, ir ate o ponto final e voltar, mas e o medo de acontecer alguma coisa no caminho e perder o horario de volta pro Estado do Rio??

Engraçado que lá tambem tem pontos finais de outras linhas metropolitanas, mas eu SO VIA a 164-Itapecerica da Serra (que nem vai pro Centro, vai pro Parque Paraíso). Nem a outra linha da Miracatiba eu via (a linha pra Embu das Artes). Minto, eu via tambem o Campione pra Mairiporã, mas só. Na net, vi que tinham Alphas e S21 com linhas pra Diadema, mas ao vivo, nada...

Pintura padrão a postos, o desenho desse UrbanusPluss nao demorou a ser feito:




Só que já houveram varios recalls pra esse mesmo desenho. Já coloquei degradée, já troquei o interior do desenho umas duas vezes, agora troquei novamente e coloquei no meu novo padrão de desenhos, com barra de créditos diferente e tal.

Nao tinha como não simpatizar com esse modelo e essa empresa, que diga-se de passagem, tem o mesmo logotipo "VM" da Mauá, de São Gonçalo- RJ. Pesquisei e vi que essa empresa faz muitas linhas metropolitanas entre SP Capital, Itapecerica e Embu das Artes, e até linahs municipais em Itapecerica da Serra. Curiosamente, descobri, a pouco tempo, o significado do nome da empresa. Miracatiba é a junção do nome de duas cidades, looooonge pra caramba, já FORA da Região Metropolitana de São Paulo, Miracatu e Juquitiba.

Juquitiba, cidade que também tem linha pro Terminal do Tietê, também operada por UrbanussPluss seletivo, cinza,- óbvio, só que de outra empresa. "Maravilhas" da pintura padrão, não perdi tempo em apenas trocar o logotipo, letreiro e prefixo, pra fazer o UrbanussPluss da Soamin, empresa irmã da Miracatiba:




Fica ae o exemplo. O desenho da Miracatiba tem toda uma história pra mim, era um onibus que eu via muito e era doido pra pegar. Marcou mesmo minhas lembranças de SP. Dae aparece outra empresa com o mesmo modelo e o desenho sai apenas trocando textos... Tipo, por mais que a Soamin seja simpática (falemos a verdade, simpatizei já com todas as empresas metropolitanas de SP), fazer o desenho foi fácil demais, e eu não tenho mais metas de quantidade de desenhos, tanto que já to quase deletando alguns pintados por mim... Tudo por causa da padronização. Em São Paulo- SP, é padronizado tudo, tanto os municipais quanto os metropolitanos. Que graça tem?? "É tudo a mesma empresa", diriam alguns leigos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário