domingo, 30 de setembro de 2012

TORINO GV DA PLANETA (Vitória- ES)

Santa Catarina foi o quarto Estado onde estive, São Paulo foi o terceiro, e o meu Rio de Janeiro obviamente é meu primeirão, mas do segundo mesmo até agora eu não postei nada... bem, até agora...

Representando do Estado do Espírito Santo, onde inclusive tenho parentes, o post de hoje é de um Torino G6 das linhas intermunicipais da Planeta.

Eu ja fui algumas vezes ao Espirito Santo na casa de parentes, mas numa cidade que nao tem onibus urbanos... Ate tinah esperança de ver alguma onibus urbano de Cachoeiro de Itapemirim-ES cruzando a BR-1o1, mas nada...

Agora, meados de 2012, depois de embarcar por Itajaí-SC e Rio capital, começamos a embarcar por Vitória-ES. Cidade muito maneira também, é incrível a minha capacidade de gostar de outras cidades tão diferentes... pois bem, falando de busologia, a "primeira vez" que fui a Vitoria-ES (num Chevrolet Cruze 0km, hehe), comecei a reparar onde começaria a area urbana da regiao metropolitana. ainda faltava bastante coisa pra chegar a alguma area urbanizada pela BR-101, quando naquela escuridão daquela rodovia cheia de caminhoes pesadíssimos e curvas perigosíssimas, vi um letreiro urbano... "Dom Bosco x B.Ipiranga"... passou rapido, no escuro nao deu pra ver prefixo, me pareceu ser um Torino mais antigo...

Dentro de Vitoria-ES també, existe a desgraça da padronização de pinturas. Que droga... Ate hoje nao entendi essa padronizacao... tem a pintura azul e a creme com mesmo layout, e a toda coloridona, azul, verde, branco, solzinho amarelo... ambas as tres pinturas, são metropolitanas... a pintura municipal eu gostei bastante, uma mistura de verde escuro com cinza... e se levar em conta que a cidade de Vitoria em si é pequena, nao precisava mesmo trocar as cores de acordo com regiao de destino mesmo... Existe também uns onibus executivos (mesmo com duas portas) com uma pintura ridicula de tao feia, e por agora parece q essa pintura "executiva" está mudando pra melhor.

Tirei algumas fotos, varios modelos, todos os tipos de pinturas já mencionados... talvez ainda saia um desenho de um padronizado desses...

No dia de ir embora pra casa, mais uma vez, olho ligado na estrada. Um transito que obriga ate o carona a andar ligado. Eis que vejo um Torino estilinho GV com pintura rodoviaria da Planeta. Essa empresa opera fretamento e tambem algumas linhas do "sistema Transcol", que nada mais é que linhas metropolitanas. Tirei uma foto da traseira so pra registar uam carroceria urbana de uma empresa gradne sem ter pintura padronizada, era o carro 1809.




Ao ultrapassar, viro o pescoço na curiosidade busologica de ler o letreiro... e era justamente aquela "primeira" linha... Dom Bosco- B.Ipiranga! 

O desenho não demorou a sair. Só que fiz do carro 1833, porque o 1809 tinha porta de folha dupla, meio tosca, rsrs.


Fui pesquisar qual era dessa linha. Ipiranga é um bairro de Guarapari, que apesar de ser oficialmente da Regiao Metropolitana de Vitoria- ES, nao faz parte do tal do sistema Transcol. Essa linha é operada pela Planeta e também pela Satélite (que nomes astronomicos, hein... Planeta, Satelite... faltou uma empresa chamada Estrela, hehehe), so que a linha operada pela Planeta vai pela BR-101, e a da Satelite vai pelo litoral por dentro de Vila Velha-ES. A Satelite, nao sei se por coincidencia, tambem opera fretamentos, e tem uma pintura "diferenciada".. sei lá, hein!

Curioso que depois disso ainda vi outra linha da Planeta com carros "intercity" rodando na BR-101, uma tal de Guarapari- Jaqueira... talvez um dia eu retrate essa linha também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário